30 de janeiro de 2009

Terceira idade

A Síntese dos Indicadores Sociais 2008 – Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o crescimento da população de idosos representou mais que o dobro do aumento da população total. Enquanto a população brasileira apresentou, de 1997 a 2007, um salto de 21,6%; na faixa etária de 60 anos, esse crescimento foi de 47,8%, chegando a 65% no grupo de pessoas acima de 80 anos.
O poder de compra dos mais velhos também é atraente. De acordo com o IBGE, a contribuição dos idosos, em 53% dos domicílios com pessoas da terceira idade, representa mais da metade do total da renda familiar. Em 2007, 84,4% dos 13,8 milhões de idosos com 65 anos ou mais recebiam aposentadoria ou pensão. Ao mesmo tempo, a proporção de aposentados que ganham pensão cresceu de 4,6% para 8,4% entre 1997 e 2007. Já os brasileiros com 65 anos ou mais que continuam trabalhando são mais de 3 milhões de pessoas.
"O nicho da terceira idade é considerado um negócio do futuro para os empresários porque pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e inclui consumidores que chegam aos 60 anos ou mais em condições muito diferentes das de nossos avós", explica a socióloga Susana Kakuta, presidente da Agência de Fomento ao Desenvolvimento Social e Econômico do Rio Grande do Sul e autora do livro "Trends Brasil – Tendências de Negócios para Micro e Pequenas Empresas", lançado com o apoio do Sebrae. A especialista também garante que os idosos influenciam as compras da família e, muitas vezes, são os responsáveis pelo consumo de outros parentes. (Valor)

30 de janeiro de 2009

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