Data de 1986 a ideia de criação de uma Fundação de Seguridade para os funcionários da Casal. O sonho começa a se concretizar quando se constituí uma comissão de servidores da Companhia para levantar informações com o propósito de implantação da Fundação. As informações levantadas pela Comissão constituída pelos servidores: Jorge Romualdo de Oliveira, José Bezerra da Silva, Miguel Pereira da Silva, Fátima Maria PimenteiraThomaz e Margareth Bawdoin foram encaminhadas ao Escritório da Atuaria Jessé Montello, no Rio de Janeiro, que preparou um estudo atuarial e o apresentou a diretoria da CASAL, no final de 1987.

Constavam do estudo três planos tendo a diretoria da empresa à época presidida pelo economista Samuel Leite de Oliveira aprovado aquele cuja contribuição da Patrocinadora/CASAL era de 10,4% do total da folha. Aprovada a participação da CASAL foi enviado em 27 de dezembro de 1987 a Secretaria de Previdência Complementar e Assistência Social pedido de licença de funcionamento cuja aprovação ocorreu em 28 de julho de 1988.

Constituição 28/07/1988

Ações Básicas

  • Reforma do Estatuto e Regulamento
  • Equacionamento da Dívida
  • Atualização Contábil

Missão da FUNCASAL

Garantir aos participantes e dependentes a complementação de benefícios previdenciários, atuando com qualidade e segurança contribuindo para o bem estar sócio-econômico dos mesmos.

Visão da FUNCASAL

Crescer e ser reconhecida no país como Fundo de Pensão de excelência em atendimento, rentabilidade e tecnologia.

Negócio

Concessão e pagamento de complementação da aposentadoria, auxílio doença e pensão a participantes dependentes beneficiários.

Estrutura Organizacional

CONSELHO DELIBERATIVO
CONSELHO FISCAL
PRESIDÊNCIA
DIRETORIA DE SEGURIDADE
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Cumpridas todas as exigências legais em 28 de dezembro de 1989 tomou posse a primeira Diretoria Executiva e os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação que a partir daquele dia passou a chamar-se Fundação Casal de Seguridade Social – FUNCASAL.

Primeira Diretoria

Diretor Presidente: Jorge Romualdo de Oliveira
Diretor Administrativo e Financeiro: José Bezerra da Silva
Diretora de Seguridade Social: Fátima Maria Pimenteira Thomaz

Conselho Deliberativo

Titulares: Marcos Antonio Pedrosa Ferreira, Paulo Jorge Lopes Costa, Clarice Mª do Nascimento, Dário G. da Silva, Jorge Briseno Torres Ricardo de Castro Vieira.
Suplentes: Eduardo A dos Santos, José C. de Araújo Cordeiro, Ângela B. Omena, José D.Barbosa, Napoleão Néri Araújo e Antonio F. do Nascimento.

Conselho Fiscal

Titulares: Jesus R. de Melo, José Mauricio de Vasconcelos e Antonio Alves da Silva.
Suplentes: Roberval da Rocha Pontes, Pedro Macedo dos Santos e Maria de Fátima L. Amorim.

Diretoria da CASAL

Presidente: José Carlos Barbosa
Projeto e Obras: Wilde C. Falcão
Comercial e Financeiro: Darcy Rego
Operações: Mosart Amaral
Administrativo: José M. Freire

O ano seguinte 1990 foi dedicado à estruturação e um trabalho de busca da credibilidade interna e externa da Fundação principalmente junto aos órgãos que coordenam as atividades da Previdência Privada do País. Em março deste mesmo ano ocorreu à regularização da entidade em Cartório, no Ministério da Fazenda tendo recebido no Cadastro Geral de Contribuintes o número 24.497.123/0001-15 e no Cadastro Municipal de Contribuintes da Prefeitura Municipal de Maceió o número 90002653-7. Em janeiro deste mesmo ano quando iniciou suas atividades a FUNCASAL registrava um patrimônio da ordem de NCz 328.176,00 (trezentos e vinte e oito mil, cento e setenta e seis cruzados novos).

Inicialmente o seu funcionamento se deu nas dependências da CASAL precisamente no local onde funcionava o Arquivo Central da Companhia, localizado à Rua Barão de Atalaia, 211.

No mês de agosto deste mesmo ano são autorizadas as primeiras complementações de auxilio doença a participantes que já se encontravam em beneficio. Ainda ocorreu no mesmo mês a entrega do primeiro cheque ao participante Sebastião de Oliveira Santos em virtude de sua aposentadoria por invalidez.

Quadro de participantes 1990

Participantes ativos: 1.250
Participantes assistidos: 3

Em 1991 por autorização da Patrocinadora foram criadas duas Gerencias para colaborar com a Diretoria Executiva da Fundação: a Gerencia Administrativa ficando sob a responsabilidade de Ortegal Raimundo Jucá e a Gerencia de Previdência ocupada por Maria do Socorro Marques Leite, ambos cedidos pelo Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento de Alagoas. Neste ano foi instituído um concurso para criação da logomarca da Fundação tendo sido vitoriosa a criação do servidor José Matias dos Santos que arrebatou um premio de CR$ 100.000,00. Em fevereiro deste ano a FUNCASAL realizou a primeira restituição ao servidor Carlos Roberto Pinheiro do Nascimento. Este direito atinge a todos os participantes que perderem o vinculo com a Patrocinadora.

No ano de 1993 por designação da Patrocinadora, nova diretoria assume os destinos da Fundação. O novo Presidente designado é Paulo Jorge Lopes Costa, tendo na Diretoria administrativa e Financeira José Carlos de Souza Santos e na Diretoria de Seguridade Social Sônia Mariza C. Marques. A retenção dos repasses, inclusive da parte descontada dos participantes, resulta numa ameaça de intervenção por parte da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência tendo inclusive indicado o Sr. Rubens Vasconcelos como Diretor Fiscal da Fundação responsável pelo regularização do debito da patrocinadora e a regularização dos procedimentos Contábeis. Foi adquirido um imóvel localizado a Rua José de Castro Azevedo, 252 – Farol aonde viria a funcionar a sua sede social o que somente deveria acontecer no inicio do ano seguinte.

O Conselho Deliberativo autoriza a Fundação a investir no mercado imobiliário e pela primeira vez são adquiridas seis lojas no Shopping Miramar, alternativa para aumentar o seu rendimento.

Com a renuncia do Presidente Paulo Lopes Costa para tratamento de saúde assume Ortegal Raimundo Jucá que exercia o cargo de Gerente Administrativo e Financeiro que é auxiliado por José Carlos Araújo Cordeiro e Fátima Maria Pimenteira Thomaz. Diretor Administrativo Financeiro e de Seguridade, respectivamente.

Em virtude de acordo firmado com a Patrocinadora para pagamento da divida a Fundação termina o regime especial e o Diretor Fiscal é destituído do cargo. Em 1997 são extintas as Gerencias e parte das atividades dessas gerencias passam a ser desenvolvidas pela Assessoria da Diretoria criada pelo Conselho Deliberativo dentro da nova estrutura organizacional.

A Fundação Casal de Seguridade Social e suas co-irmãs de alagoas: Faceal e Fundação Produban realizam em Maceió encontro dos representantes dos Fundos de Pensão do Norte e Nordeste com a Secretaria de Previdência Complementar no dia 17 de junho de 1998.

Nos dias 10 e 11 de junho de 1999 funcionários e dirigentes aprofundaram os seus conhecimentos de potencialidades e traçaram novas metas assumiram novos compromissos para com a Fundação a partir do projeto de Planejamento Estratégico. Este projeto pioneiro na Fundação possibilitou a percepção de sua missão e, sobretudo traçar novos objetivos visando o crescimento da entidade. E neste ano mais precisamente no dia 28 de dezembro a FUNCASAL completava 10 anos de fundação e também comemorava a elevação do seu patrimônio para cerca de 28 milhões de reais, 1.142 participantes e 2.583 dependentes.

Por força de dispositivo constitucional no ano 2000 as entidades Fechadas de Previdência Privada patrocinadas por entidades públicas foram obrigadas a promover alterações no seu Regulamento revendo os seus planos de benefícios e serviços, de modo a ajusta-los atuarialmente a seus ativos sob pena de sofrerem intervenção.

Agosto de 2005 foi realizado o re-alinhamento do Planejamento Estratégico da Fundação cujos trabalhos foram mediados pelo economista Pedro Macedo durante sete horas nas dependências do Hotel Verde Mar. Pelas novas regras do Ministério da Previdência Social a partir deste momento o Planejamento Estratégico passa a ser um instrumento obrigatório no gerenciamento dos fundos de pensão de todo Pais.

Foi em dezembro de 2005 precisamente no dia 23 de novembro que tivemos o fato mais relevante da vida da Fundação Casal de Seguridade Social a assinatura do acordo entre a CASAL e a FUNCASAL para o pagamento da divida de 61 milhões de reais no período de 30 anos. O acordo estabelece garantia constituída pelo faturamento das suas contas com a interviniência do Banco Mercantil do Brasil.

Atendendo ao que determina a Resolução 13 foi publicado em dezembro de 2006 a primeira manifestação do Conselho Fiscal sobre o monitoramento da Política de Investimentos da FUNCASAL.

Em 18 de julho de 2007 a FUNCASAL passa a ter uma nova Diretoria todos sindicados pela Diretoria da Patrocinadora tendo como Presidente Jorge Romualdo de Oliveira, Pedro Macedo dos Santos na Diretoria Administrativa e Financeira e Maria do Socorro Marques Leite Alves na Diretoria de Seguridade Social para um mandato que se estenderá até 17 de julho de 2011. Na solenidade de posse o Presidente da CASAL, Jessé Motta, que na ocasião destacou a importância da Fundação para os funcionários da CASAL afirmando que em sua gestão a Fundação terá o tratamento que merece.

Os seis representantes titulares e suplentes indicados pela Patrocinadora para compor o Conselho Deliberativo da FUNCASAL e os quatro eleitos no pleito de 19 e 20 de junho de 2007 para compor o Conselho Fiscal também foram empossados no dia 2 de julho em solenidade realizada na sede da Fundação.

Conselho Deliberativo

Presidente: Alexandre Portela de Holanda Cavalcanti
Membros Titulares: José Mauricio Coutinho de Vasconcelos; Ângela Barbosa Omena; Pedro Bezerra da Silva Filho; Paulo Piramar Dantas Correia e Andreiza Márcia Maia de Oliveira.
Suplentes: Sebastião Custódio de Carvalho Davim; Marcela Azevedo Calheiros Fortes; Gedalva Sousa dos Santos; José Dionisio da Silva e José Helder Pessoa Nunes.

Conselho Fiscal

Presidente: José Bezerra da Silva
Membros Titulares: Eleusa Padilha de Barros; Edilson Alves Vieira; Rejane Mércia Ferreira Medeiros.
Suplentes: Antonio Capistrano Neto; Norma Santos Lemos; Joffre Lobo Gomes Neto e Edmário José Gomes dos Santos.

Quadro de participantes Atual

Participantes ativos: 939
Participantes assistidos: 336

Estatuto da Fundação Casal de Seguridade Social

Regulamento

Aditivo do Regulamento